Topografia Convencional
A estação total é um equipamento essencial na Topografia, pois proporciona medições precisas, realiza
cálculos em campo, possibilita a implantação dos projetos elaborados em escritório e permite gerar mapas
da área de interesse medida.
O sistema RTK é atualmente o equipamento mais procurado do mercado em função da precisão que proporciona
e de sua produtividade. O conceito de posicionamento pelo RTK (Real Time Kinematic) baseia-se na
transmissão instantânea de dados de correções dos sinais de satélites, do(s) receptor(es) instalado(s)
no(s) vértice(s) de referência ao(s) receptor(es) que percorre(m) os vértices de interesse. Desta forma,
proporciona o conhecimento em tempo real de coordenadas precisas dos vértices levantados.
Laser Scanner Aéreo
A varredura a laser aerotransportada possibilitada através do laser scanner aéreo é um método rápido,
altamente preciso e eficiente para capturar dados 3D de grandes áreas, com vegetação densa, áreas
urbanas, regiões inóspitas e com difícil acesso de profissionais. Os scanners aerotransportados utilizam
laser de última geração e a tecnologia de processamento de sinais. São excepcionalmente compactos, leves
e econômicos, sendo projetados para atender aos requisitos mais desafiadores em levantamentos
aerotransportados.
Com o Laser Scaner Aéreo é possível obter dados com alta qualidade e prazo extremamente curto,
possibilitando um levantamento preciso e confiável.
Laser Scanner Terrestre
O Laser Scanner Terrestre permite o levantamento de plantas industriais e infraestrutura existentes,
através da criação de uma vasta e densa nuvem de pontos.
Sendo possível criar rapidamente mapas topográficos para medir distâncias, áreas e volumes, detectar
deficiências de construção e deformação em pontes, gerar visualizações CAD 2D precisas, elevações e
perfis de seções, sendo também possível detalhamento de ambientes através de levantamento virtual.
Com a possibilidade de redução de exposição aos riscos por não ser necessária a presença de
colaboradores nas áreas a serem levantadas, essa solução apresenta uma maior segurança, rapidez e
detalhamento dos pontos.
Batimetria
A batimetria é um método que tem por finalidade medir a espessura da coluna d’água, ou seja, a
profundidade do fundo em relação à superfície da água. Pode ser executado tanto com embarcações
tripuladas quanto remotamente. Ambos os casos, o levantamento deve ser conduzido por profissionais
capacitados.
O levantamento não tripulado é um “barco compacto” controlado por controle remoto. Com este
equipamento o cliente se beneficia de levantamento batimétrico com alto nível de segurança dos
técnicos envolvidos.
Aerofotogrametria - (Drones/VANT)
“VANT” é uma sigla utilizada para nos referirmos aos Veículos Aéreos Não Tripulados, ou seja, é todo e
qualquer tipo de aeronave que pode ser controlada remotamente. Mais conhecidos como Drones, possuem
diversos modelos que se adequa à diferentes necessidades.
Os Drones permitem soluções rápidas, em locais inacessíveis, trazendo uma gama muito grande de
informações e produtos, facilitando no planejamento e tomadas de decisões, além de ser uma plataforma
bastante segura que permitem a aquisição de dados da superfície terrestre com grande resolução.
A tecnologia dos drones é uma das maiores inovações dentro do mercado de geotecnologia, a qual
diminuiu de forma significativa o custo de execução de levantamentos topográficos e serviços com
necessidade de imageamento aéreo em geral. O drone é uma solução para os mais diversos segmentos –
amplia a capacidade técnica de mapeamentos aéreos, levantamentos topográficos e georreferenciamento.
Projetos de Geometria e Terraplenagem
O projeto geométrico e de terraplenagem apresenta: indicação do traçado horizontal e vertical, cálculo de volumes a partir de seções, distribuição dos volumes retirados das operações de corte e redistribuição para aterros ou bota-foras.
Projetos de Pavimentação
O projeto de pavimentação tem a finalidade de arquitetar e detalhar a estrutura do pavimento (camadas) a
ser executado em uma nova via ou ainda na recuperação de vias danificadas.
Para elaboração de projetos de pavimentação as empresas podem utilizar metodologias distintas. A
Marinho, usa a metodologia adotada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Métodos adotados como: Método de Projeto de Pavimentos Flexíveis – MPPF (Eng. Murillo Lopes de Souza),
Método da Resiliência denominado TECNAPAV E o Método MeDiNa que realiza a verificação e o
dimensionamento mecanístico-empírico de estruturas do pavimento.
Projetos de Drenagem Urbana e Viária
A Drenagem Urbana é o conjunto de medidas responsáveis por minimizar danos ocasionados pelas águas das
chuvas no meio urbano. O sistema de drenagem é o principal meio de escoamento da água da chuva, através
dele são criadas soluções para os riscos em que a população está sujeita, como as inundações e
alagamentos, possibilitando assim, mais alternativas de segurança para as pessoas.
Um projeto de drenagem é feito com base em análise de estudos hidrológico, projeto topográfico, projeto
arquitetônico (se tiver), leis da cidade, estudos de técnicas para escoamento e encaminhamento da água
de volta para rios, mares e bacias e entre outras análises que forem necessários para criar diversas
alternativas de solução para construção de um empreendimento ou de uma obra de infraestrutura urbana.
Os elementos que compõem um projeto de drenagem urbana são: pavimentação das ruas, guias e sarjetas,
bocas de lobo, galerias de drenagem, sistemas de infiltração nos lotes e pavimentos, trincheiras e
valas. Nós da Marinho temos vasta experiencia com esse tipo de projeto.